[RESENHA] Ennead

| |
  • Título: Ennead
  • Autor: Mojito
  • Gênero: Drama, BL,  Histórico, Sobrenatural
  • Tipo: Manhwa
  • Publicação: 2018 (em andamento)
A outrora pacífica terra do Egito foi manchada de sangue sob o domínio tirânico de Seth, o deus da guerra. Hórus, filho da deusa Ísis, mas ainda não um, levanta-se para desafiar o trono e pôr fim ao caos e à destruição. Embora o confronto entre Seth e Hórus tenha começado com ódio, com o tempo ele se torna turvo pela obsessão e desejo.


> escrito em: 20/10/2020

Não seguindo os mitos do antigo Egito à risca, o manhwa tem como plano de fundo todo o panteão egípcio e seus simbolismos. Na história, somos transportados para um misterioso Egito protagonizado pelas nove divindades ENNEAD: Ra, Shu, Tefnut, Geb, Nut, Osiris, Isis, Seth e Nephthys.

A fim de evitar pontas soltas no enredo, a introdução decorre lentamente em função do leitor ambientar-se ao universo histórico, conhecer suas figuras "antropozoomórficas" e simpatizar com o cenário. Um estudo prévio acerca da mitologia não se faz extritamente necessário ㅡ embora seja recomendável ㅡ, para amenizar a complexidade de suas correlações, a autora nos presenteara com uma incrível "árvore genealógica" no fim dos capítulos. Vide última foto.

Ennead é como um divisor de águas, um título necessário para a desconstrução do pré-conceito errôneo que todo BL coreano é preenchido com carga erótica para abastecer as relações superficiais de um enredo tosco e vago. Não é para qualquer um, arrisco dizer.

Os personagens são todos caricatos, carregados de emoções e com uma pegada mais dramática, adulta. Desde os primeiros capítulos a figura antagônica conquistou minha atenção sem precisar de qualquer esforço ㅡ Seth. Sua sede de sangue, o humor ácido e a gargalhada extática dá indícios de uma loucura que mais tarde é explicada, e é quase impossível não simpatizar com personagens que têm suas fraquezas e porquês expostos. Sem mais spoilers.

Estou acompanhando na XXXY, aquela estética dark e mística me envolveu de um jeitinho que nem sei explicar, as expectativas estão altíssimas.

Obrigada, Mojito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário