[RESENHA] 19 days

| |
  • Título: 19 Days
  • Autor: Old Xian
  • Gênero: Comédia, BL, Cotidiano
  • Tipo: Manhua
  • Publicação: 2014 (em andamento)

> escrita em 29/02/2020

Atravessando pela terceira vez o centésimo capítulo desse slice of life bobo, numa cena simplória onde ZZX entrelaça inconscientemente os dedos aos fios de costura do jeans rasgado de JY, estourando-os um por um, 19 Days me trouxe à memória uma palavra:

Amor.

Ah… o paradisíaco amor! Sentimento universal que une (quase) todos os homens, faz corações alheios vibrarem e joelhos tremelicarem feito gelatina. Jian Yi, Zheng Xi, He Tian, Mo Guanshan, He Cheng e até mesmo o carrancudo Qiu…

Cada personagem, às suas particularidades; dentro de seus trejeitos engraçadinhos e singulares, balbuciando incoerências entre rubores ou simplesmente calando a voz de seu coração guardando aquilo que sente para si mesmo, ama.

E esse é o ponto.

Você, meu estimado leitor, já caiu na percepção de que nós, por sermos tão absolutamente únicos, consequentemente, ninguém ama exatamente da mesma maneira? Que não somente há o amor romântico — o famoso me joga na parede e me chama de lagartixa, coisa linda! —, como também existem inúmeras formas de amar alguém? De demonstrar afeto? Pois bem. É disso, se não exatamente isso, que 19 Days transmite. O amor e seu arquétipo, variáveis e maneiras tantas de amar e então, manifestá-lo.

Laços de amizade, amor unilateral, amor cruciforme (disposição à sacrificar-se para o bem de outro sem exigir reciprocidade), amor fraterno, simples "carinho" ou consideração, amor que não se traduz em palavras; mas que percebe-se através de gestos, e até mesmo, a ausência do amor. Que ironia!

O manhua difere do #BL padrão que muito nos "mal" acostumou ㅡ quadrinhos regados de sexualização, pegação que por vezes nem sequer tem sentido, enredos fracos e personagens mal desenvolvidos ㅡ e não agrada a todos por esse mesmo motivo. Não carece da famosa "limonada geladinha" nos capítulos para ser bom. E é mágico, espetacular, leve e agradável como um sopro do vento.

Old Xian me fez rir, chorar, “chorir”, ter vontade de invadir o manhua para dar um socão naquele personagem babacóide, ou um puxão de orelha no protagonista pro danado deixar de insistir em fazer papel de trouxa. Aaarrghh!

19 Days é, sem dúvidas, meu BL favorito. ♡

Nenhum comentário:

Postar um comentário